Conheça o CILAD de perto

Veja as similaridades entre o CILAD e a SBD!

O Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia (CILAD) é uma organização com 70 anos de história, grande incentivadora dos avanços na dermatologia dos países de língua portuguesa e espanhola. Há muitas similaridades entre o CILAD e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ambas organizações sem fins lucrativos que, juntas, somam mais de 12 mil dermatologistas. Preparamos um material traçando um paralelo entre CILAD e SBD para que você entenda e conheça um pouco mais sobre esta sólida e importante instituição. Confira a seguir.

UMA LOOONGA HISTÓRIA

Tendo quase 70 anos de existência, o CILAD foi criado em 1948 na capital de Cuba, Havana, com o objetivo principal de promover o desenvolvimento científico da dermatologia. Imbuída pelo mesmo espírito, a SBD nasceu no Rio de Janeiro e completará 106 anos no próximo dia 5 de fevereiro.

DEMOCRACIA E TRANSPARÊNCIA

Uma Assembleia Geral de Membros acontece a cada dois anos em ambas as instituições para eleger um novo conselho administrativo. Tanto o CILAD, quanto a SBD contam com diretorias executivas, editores científicos, comissões, departamentos e delegados. No caso desses últimos, eles representam todos os 23 países que compõe o CILAD. Na SBD, os Estados brasileiros. As duas organizações também têm estatutos e regimentos próprios.Vale registrar que nas duas entidades há prestação pública de contas dos eventos que realizam.

APRENDIZAGEM CONTÍNUA

Em ambas as instituições, atividades que estimulam o desenvolvimento educacional e profissional do dermatologista são constantemente promovidas. No CILAD, destaca-se o Programa de Assistência Médica e Educacional (PRAMED). Na SBD, o Grupo de Apoio Permanente (GRAPE) é um dos mais importantes serviços para habilitar o associado na consulta com portadores de doença de pele mais estigmatizadas, como psoríase, vitiligo, hanseníase, entre outras.

PRESENÇA ONLINE

O CILAD e a SBD têm participação ativa em plataformas digitais, sempre próximas de seus associados e atuando em prol da conscientização da população sobre os cuidados com a pele. As duas entidades possuem contas no Twitter, Youtube e Facebook.

EVENTOS DE ALTO NÍVEL

A excelência científico-acadêmica de ambas as instituições está refletida em seus principais encontros. O Congresso Ibero Latinoamericano organizado pelo CILAD e o Congresso Brasileiro de Dermatologia da SBD há décadas disseminam conhecimento e estreitam laços entre os colegas.

Uma curiosidade: as duas entidades possuem eventos com nomes e conceitos semelhantes: o Teracilad (CILAD) e o Teraderm (SBD). Neles, as terapêuticas e as práticas mais recorrentes no cotidiano da dermatologia são debatidas.

ACIMA DE TUDO, CIÊNCIA

Bibliotecas e materiais de apoio

Ambas as entidades detêm uma biblioteca com um acervo vasto de obras sobre assuntos relacionados à dermatologia.  Possuem, ainda, um boletim eletrônico,  revistas e uma área de acesso exclusiva a associados com conteúdo útil.

Publicações científicas de destaque

A revista de maior renome do CILAD é a ILL de Medicina Cutânea. Entre as publicações cientificas da SBD que discutem os temas e as patologias da especialidade, considera-se a Anais Brasileiros de Dermatologia a mais completa.

Surgical and Cosmetic Dermatology

Impressa e digital (traduzida para o inglês no formato eletrônico), foi lançada em 2009 a Surgical and Cosmetic Dermatology, uma revista que aborda a perícia da medicina brasileira na cirurgia dermatológica e cosmiátrica. A publicação conta com o suporte da parceria científica entre o CILAD e a SBD.

Departamentos e Capítulos Científicos

No intuito de promover o estudo da dermatologia em toda sua plenitude, tanto o CILAD quanto a SBD possuem estruturas semelhantes em relação ao que chamamos, no Brasil, de departamentos. No CILAD, os departamentos são chamados de Capítulos Científicos e se dividem em 19 áreas, abrangendo os mais relevantes temas de estudo dermatológico.

LIGAÇÃO EMBRIONÁRIA ENTRE CILAD E BRASIL

O primeiro Presidente do CILAD, Dr. João de Aguiar Pupo, Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde foi duas vezes Diretor, convoca uma reunião no Rio de Janeiro. Esta se transforma no I Congresso Latino-americano de Dermatologia que se realiza junto com a VII Reunião Anual dos Dermatologistas Brasileiros em setembro de 1950 na cidade carioca, então capital do Brasil.  O Rio de Janeiro, aliás, sediou 3 vezes o CILAD. Chegou a vez de São Paulo! 

Agora que você conhece bem o CILAD...

não fique de fora de seu maior encontro científico, que este ano irá reunir centenas de especialistas de várias partes do mundo no Brasil!

Realização

Colégio Líbero Latino Americano

Organização

Interevent

(21) 3326-3320
(21) 2437-1483
interevent@interevent.com.br

Turismo

Agência de Turismo - Compass Brasil

(21) 3265-8882
(21) 3265-8882

Comunicação

Visana Comunicação

Apoio